Livro “Formação Continuada de Professores: contribuições para o debate”

Foi publicado o livro da Editora da UFJF, do qual um dos capítulos é de nossa autoria (Verônica Lopes e Sandra Helena), sobre a experiência do GESTAR II no município de Ipatinga. Ficou o máximo!

A coletânea de textos produzidos por uma equipe de professores do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora representa, ao mesmo tempo, um alerta, um alento e uma perspectiva contra-hegemônica.  O alerta explicita-se na primeira parte da coletânea com textos frutos de pesquisa onde se mostra a natureza do embate na formação continuada de professores. Aqui o foco é não perder de vista uma formação que conceba o professor como sujeito e como autor de conhecimento e capaz de entender os seus alunos também como sujeitos e portadores de conhecimento, na perspectiva de uma formação emancipadora.

O alento e perspectiva contra-hegemônica situam-se na explicitação, nos artigos da segunda parte, de práticas de formação continuada de professores que não só resistem à estandardização mercantil e afirmam o docente e o aluno como sujeitos.  Mais que isso, o trabalho coletivo expresso na coletânea assinala também o enfrentamento do individualismo e competição que se busca instaurar na formação e no trabalho docente.

 Trata-se de uma coletânea que, pela concepção de educação emancipadora, pelo estilo direto e de fácil apreensão e por seu significado na afirmação da função docente no processo pedagógico constitui-se em leitura fundamental para os professores e gestores, mormente da escola púbica básica brasileira.

Gaudêncio Frigotto

Acesse: http://www.lojaeditora.com.br/index.php?route=product/product&product_id=314

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: