Matemática multiplica oportunidades

Veículo: O Globo – Página: 21 – Autor: Eduardo Eugenio Gouvea Vieira
Data: 29/10/2012
Entre as inúmeras definições de felicidade, na visão de um estudante atirar nota 10 em matemática” pode ser considerada uma das mais apropriadas. Como sabemos, porém, a grande maioria dos jovens sai da escola sem experimentar este sentimento – e, no Brasil, a situação é especialmente dramática. Exames como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) revelam a gravidade da situação. Na sua última edição (2009), o Brasil ocupou unia vergonhosa 53e posição, atrás de China, Cingapura, Uruguai, Chile, México e Argentina, em grande parte devido ao baixo desempenho em matemática. Tal dificuldade cobra seu preço. Recente pesquisa, em mais de 600 empresas em todo o país, mostrou a falta de competência matemática e de raciocínio lógico como motivos de grande queixa, por parte dos empresários, em relação aos trabalhadores.

A escassez de profissionais qualificados prejudica a competitividade das empresas brasileiras e mina sua capacidade de inovação. Para o país, a consequência é a redução do potencial de desenvolvimento econômico e social. Por entender que não poderia ficar inerte diante desta situação, a Federação das Indústrias do estado do Rio de Janeiro acaba de lançar o programa Sesi Matemática, voltado para a melhoria do desempenho dos estudantes na disciplina.

No Programa internacional de Avaliação de Alunos, o Brasil ocupou urna vergonhosa posição, em grande parte devido ao baixo desempenho em matemática 0 objetivo é ajudar a quebrar a resistência à disciplina e melhorar o aprendizado dos alunos do ensino médio.

Inicialmente, está sendo implantado nas Escolas Sesi do Rio e em 11 escolas da rede pública do Estado do Rio. Pretendemos atingir toda a rede estadual até 2015. Para criar o Sesi Matemática, fomos atrás do que existe de mais moderno, no Brasil e no mundo, no ensino da matemática. Firmamos parceria com a empresa britânica Mangahigh, líder mundial em jogos eletrônicos de matemá tica, que dispõe de um acervo de mais de 50 mil questões em games on-line. Chegamos, então, a uma metodologia que reúne práticas inovadoras e o uso da tecnologia. Conteúdos que exigem uma razoável capacidade de abstração serão ensinados de forma lúdica, com o uso dos games e de materiais concretos (esquadros, tangrans, blocos etc). Peça fundamental do processo, os professores passarão por qualificação. Essa formação estará disponível, a partir de 2013, para qualquer educador do país, por meio do portal Sesi Matemática. programa prevê, também, a instalação de Salas Sesi Matemática na rede Sesi do Rio e em 116 escolas públicas, até 2015. São salas equipadas com lousas digitais, laptops, aparelhos de televisão de 42 polegadas, além de kits com games on-line. Ainda dentro da proposta de estimular o gosto pela matemática será inaugurada, em 2014, a Casa Sesi Matemática, na Barra da Tijuca. Aberto ao público o espaço será um centro de produção e disseminação de conteúdo e de formas interativas para o ensino da disciplina, criado com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), centro de pesquisa com prestígio internacional.

Ao propor a melhora na qualidade do ensino, o Sesi Matemática chega para somar, diminuindo diferenças e multiplicando as oportunidades na vida de milhões de pessoas em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Esta é a contribuição da indústria fluminense para tentarmos mudar um quadro desalentador. E não o fazemos apenas porque seremos os principais beneficiários, já que esperamos que o programa traga, no futuro, profissionais mais qualificados ao mercado. Empreender e apoiar iniciativas que conduzam o país a um modelo de desenvolvimento sustentável é dever de todo o setor produtivo. Eduardo Eugenia Gouvéa Vieira é presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro CRUZ

Uma resposta to “Matemática multiplica oportunidades”

  1. Sonia Dos Santos Rocha De Queiroz Says:

    Sou professora de Matemtica.O que observo em meus alunos falta de interesse mesmo,porque capacidade de aprender todos tem.Aqui em Minas Gerais,o governador tem investido muito,mas necessita de ampliao e manuteno desses recursos.

    Date: Tue, 30 Oct 2012 11:28:09 +0000 To: soniawogno@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: