2013: ANO INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA

PROPOSTA DE TRABALHO DA CIDADE DE IPATINGA – MG

1.    Apresentação 

O ano 2013 foi declarado pela UNESCO como o ano internacional da “Matemática do Planeta Terra” – MPT. Dezenas de sociedades científicas, universidades, institutos de pesquisa e fundações de todo o mundo se uniram para dedicar “2013” como um ano especial para a Matemática do Planeta Terra. Nosso planeta é o cenário para os processos dinâmicos de todos os tipos, incluindo os processos geofísicos no manto, os continentes e os oceanos, os processos atmosféricos que determinam o nosso tempo e clima, os processos biológicos que envolvem espécies vivas e suas interações, e processos de finanças, agricultura, água, transporte e energia. Os desafios para o nosso planeta e nossa civilização são multidisciplinares e multifacetados, e as ciências matemáticas desempenham um papel central no esforço científico para entender e lidar com esses desafios.

 2.    Objetivos

 A iniciativa deste trabalho nas escolas municipais da cidade de Ipatinga – MG visa dedicar “2013” como um ano especial para a Matemática do Planeta Terra, instituído pela UNESCO, tendo a seguinte missão:

 * Estimular a pesquisa na identificação e resolução de questões fundamentais sobre o planeta Terra.

* Incentivar educadores em todos os níveis para comunicar as questões relacionadas ao planeta Terra.

* Informar o público sobre o papel essencial das ciências matemáticas para enfrentar os desafios do nosso planeta.

 

3. Organização

 O trabalho é organizado pela Assessoria Pedagógica do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga – MG.

4. Participação

A participação está aberta a todos os professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, e do Ensino Fundamental II da rede municipal de Ensino de Ipatinga.

5. Natureza das propostas 

As propostas podem pertencer a diversas categorias, como: jogos pedagógicos, jogos virtuais, curiosidades matemáticas, textos científicos com atividades, gincanas, problemas contextualizados, dentre outras; desde que versem sobre alguns dos quatro temas do MPT 2013:

* PLANETA A DESCOBRIR: oceanos, meteorologia e clima; processos manto, recursos naturais, sistemas solares.

* UM PLANETA DE APOIO A VIDA: ecologia, biodiversidade, evolução.

* UM PLANETA ORGANIZADO POR SERES HUMANOS: sistemas políticos, econômicos, sociais e financeiros; organização dos transportes e redes de comunicação, gestão de recursos; energia.

* Um planeta EM RISCO: as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável, as epidemias, as espécies invasoras, desastres naturais

6. Submissão das propostas

A submissão de propostas poderá ser feita até o dia 21 de novembro por correio eletrônico para:

enviando a ficha de inscrição com os campos preenchidos e a proposta de trabalho. A ficha de inscrição enviada deverá ser salva com o nome do professor responsável.

 

7. Apreciação das propostas

 As contribuições recebidas serão avaliadas por uma Comissão de Avaliação composta por assessores pedagógicos do CENFOP. A avaliação dos trabalhos será feita separadamente: educação infantil, 1º e 2º ciclos, e 3º e 4º ciclos, e levará em consideração os critérios de criatividade, clareza e organização das ideias, fidelidade aos objetivos e temas do MPT 2013.

8. Certificação

Os professores e as escolas envolvidos na sua submissão terão direito a um diploma de participação. Caso a contribuição seja selecionada, os professores da escola terão ainda direito a certificados de vencedor, bem como sua atividade publicada contará com o registro do nome do professor e de sua escola.

 

9. Trabalho final da Rede para “Matemática do Planeta Terra 2013”

As propostas selecionadas comporão um CD com todo o acervo das atividades destinadas à iniciativa de participação do MPT 2013 em nosso município. Esse material será enviado às escolas da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga, no final desse ano letivo (21 de dezembro de 2012). Todas atividades poderão ser impressas e utilizadas por qualquer professor da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga e em qualquer momento do ano 2013. No entanto, para assinalar o sucesso desta iniciativa conjunta, gostaríamos de convidar todas as escolas a organizarem localmente as suas atividades a partir do início do ano letivo de 2013 e divulgarem amplamente as atividades realizadas.

Visite o site oficial do “Matemática do Planeta Terra”: http://mpe2013.org/

Assessoria Pedagógica – CENFOP/DEPEG/SME

28 de Setembro de 2012

Anexos: 

cartaz   descrição    ficha de inscrição-Proposta de Trabalho – Cópia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: