Matemático lança Manual escolar que promove “visão abrangente da matemática”

Edição digital é gratuita e a de papel custa metade do valor máximo definido pelo governo

2012-05-22
Por Luísa Marinho
Jaime Carvalho, professor da Universidade de Coimbra

O matemático Jaime Carvalho e Silva, da Universidade de Coimbra, desenvolveu com os professores do secundário Joaquim Pinto e Vladimiro Machado um manual de Matemática A para o 12º ano, em formato digital e em papel, sendo o primeiro gratuito. O lançamento é amanhã, quarta-feira, às 18 horas, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Ao «Ciência Hoje», Carvalho e Silva – Seed of Science «Ciências Exactas 2010» – explicou as mais-valias desta obra. O «NiuAleph 12 – Manual de Matemática para o 12º ano de Matemática A» foi feito tendo em conta o seu custo. “O manual é financiado apenas pela sua edição em papel. A digital é gratuita”. A equipa tentou arranjar soluções para o preço da edição ser também reduzido, como “utilizar imagens de domínio público”, explica.

Esperamos que o manual seja interessante para haver pessoas que o queiram comprar e, assim, financiar o projecto. O preço máximo que o governo definiu para os manuais deste ano está nos 37,50 euros e nós achamos que isso é muito para um manual escolar. Fixamos, por isso, o preço da edição em papel em metade”, informa.

Uma das características do livro é a promoção de uma “visão abrangente da matemática”. Além de ter exercícios que preparam os alunos para o exame, aborda também a História da Matemática e as aplicações práticas da disciplina. Dá, igualmente, conselhos práticos aos alunos. “O 12º é um ano de exame, o que pode provocar stress. Aconselhamos como os alunos devem lidar com isso, como devem reagir e preparar-se”.

Este projecto editorial, conclui o professor, “foi feito a pensar no que deve ser o ensino da Matemática e para tentar cortar com a lógica de espiral de preços que está a ser praticada. Não inventamos a pólvora. Existe um projecto similar em França que está a ter sucesso. Foi adoptado em 30 por cento das escolas francesas”.

Quanto ao «NiuAleph 12» ainda é cedo para saber se será adoptado por alguma escola. “Se fosse adoptado por uma já dava para financiar o projecto. Mas não sei. Só agora começamos a apresentar o livro e as escolas estão já a fazer a sua selecção, que decorre até 4 de Junho”.

O professor adianta que para o ano vão apresentar outro manual de Matemática, desta vez direccionado aos alunos do ensino profissional.

Baixe o livro: http://niualeph.eu/

Artigo disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=54258&op=all

Uma resposta to “Matemático lança Manual escolar que promove “visão abrangente da matemática””

  1. O inovador manual escolar de matemática NiuAleph 12 chega ao papel

    Agora já é possível adquirir a baixo custo e através da Internet, a
    edição em papel do NiuAleph 12, um manual escolar de Matemática para o 12º ano, que se distingue por ser acessível na leitura e pela abordagem utilizada.

    Este manual escolar é único em mostrar aos alunos a razão do
    funcionamento dos métodos matemáticos e não se limita
    a lançar receitas que os alunos não compreendem e baralham
    sistematicamente, sobretudo quando chega a altura do
    exame. O 12º ano é um ano de exame para a matemática, decisivo para muitos alunos, e este manual escolar é o único a conter
    conselhos para os exames, desde a postura pessoal (um estudo
    internacional recente recomenda, por exemplo, que os
    alunos devem dormir bem na véspera do exame) até ao modo de abordar aspetos matemáticos específicos (como simplificar expressões com logaritmos).
    Este manual escolar transmite uma imagem muito completa da Matemática com referências frequentes à História da Matemática
    e às Aplicações da Matemática.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: