Pombos sabem contar e até entender conceitos matemáticos, diz pesquisa

Os pássaros conseguiram entender conceitos abstratos, como identificar a ordem crescente dos números ordinais. Até então, para a ciência, apenas primatas tinham demonstrado ter essa habilidade Pombos conseguem entender conceitos matemáticos abstratos (Frederico Gambarini/AFP) Pombos são capazes de entender regras numéricas abstratas, habilidade que havia sido verificada apenas em primatas, garante uma pesquisa neozelandesa. Os resultados do estudo, publicado na última edição da revista Science, sugerem que outras espécies animais podem usar um mesmo mecanismo neural para realizar esse tipo de tarefa.

 CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Pigeons on Par with Primates in Numerical Competence

Onde foi divulgada: revista Science

Quem fez: Damian Scarf, Harlene Hayne e Michael Colombo

Instituição: Universidade de Otago, Nova Zelândia

Resultado: Pombos conseguem raciocinar numericamente e organizar objetos em uma ordem crescente. Treinados para contar até três, os animais conseguem continuar contando em troca de recompensas. A habilidade de abstração numérica era considerada privilégio dos primatas.

Os pássaros matemáticos foram treinados por Damian Scarf, psicólogo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Durante um ano, ele trabalhou com os animais fazendo com que eles organizassem conjuntos com quantidades de um a três objetos cada. Os testes eram feitos em uma tela sensível ao toque dos bicos e usavam objetos de diferentes cores e formas. “Eles tiveram de aprender que era o número de objetos que importava”, explica o cientista. Como é comum nesse tipo de pesquisa, os pombos que acertavam os testes ganhavam comida como recompensa. Após serem ensinadas a contar até três, as cobaias foram expostas a conjuntos com até nove itens e conseguiram organizá-los de maneira crescente sem a ajuda dos cientistas. “Eu achei incrível que macacos pudessem fazer isso, então devemos ficar mais impressionados por pombos conseguirem”, afirma a neurocientista cognitiva Elizabeth Brannon, da Universidade de Duke, nos EUA, que mostrou que os primatas conseguiam raciocinar numericamente em um importante estudo de 1998. “Esses novos resultados mostram que, apesar de uma organização cerebral completamente diferente e de milhões de anos de divergência evolucionária, pombos e símios resolvem esse problema de maneira similar”, completou ela. É sabido que muitas espécies, como abelhas, formigas e elefantes, podem perceber diferenças numéricas e representá-las mentalmente. A capacidade de raciocinar e aprender o conceito de números ordinais, porém, era conhecida apenas nos primatas — e em todos eles, de lêmures a chimpanzés. Para a equipe de Scarf, porém, o estudo mostra que mais espécies podem demonstrar essa capacidade, possuindo “mecanismos fundamentais” que possibilitam o raciocínio numérico. “A capacidade de representar e usar números provavelmente é generalizada entre muitas espécies animais. Talvez habilidades mais avançadas possam ser encontradas em outras espécies”, afirma Michael Beran, psicólogo comparativo na Universidade do Estado da Georgia, nos EUA.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/pombos-sabem-contar-e-ate-entender-conceitos-matematicos-diz-pesquisa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: