Revistas Eletrônicas – Educação Matemática

Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

http://periodicos.uniban.br/index.php/JIEEM

 O Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – JIEEM é uma publicação aberta no campo da Educação Matemática.

Nosso objetivo é a publicação de artigos que reflitam pesquisas em Educação Matemática, observando tanto a variedade de temas quanto as diferentes metodologias adotadas.

De modo a enfatizar tal diversidade, aceitamos para submissão artigos em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Todos os artigos submetidos são avaliados por dois pareceristas.

Revemat: revista eletrônica de Educação Matemática

www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat

A Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT é uma revista científica que visa contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados ao ensino e a aprendizagem de matemática. A partir deste ambiente deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre professores da rede de ensino fundamental e médio e pesquisadores na área em questão, sobre as problemáticas que envolvam a prática destes professores, resultados de pesquisas, trocas de bibliografias, acesso a artigos científicos.

Educação Matemática Pesquisa ISSN 1983-3156

http://revistas.pucsp.br/index.php/emp

A revista Educação Matemática Pesquisa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, de regularidade quadrimestral, tem o objetivo de constituir-se em um espaço de divulgação científica da área, em âmbito internacional. Há anos vem contribuindo com esse objetivo e, assim, conseguiu reconhecimento internacional. Sendo considerada excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – presentes em chamadas de trabalhos e agendas investigativas nacionais ou internacionais recentes – além de trazer interessantes e relevantes questões novas, para o desenvolvimento da área. Entre as bases em que é indexada citamos: Portal Periódicos CAPES , Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) . O projeto editorial da revista prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática, particularmente os relacionados às linhas de pesquisa do Programa: A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática da Matemática e, também, Tecnologias da Informação e Didática da Matemática.

Revista de Produção Discente em Educação Matemática

Esta revista é uma publicação eletrônica de acesso aberto e tem por objetivo oferecer um espaç
o para circulação de trabalhos desenvolvidos por estudantes de pós-graduação em Educação Matemática. Ela é dedicada ao leitor interessado em acompanhar as pesquisas (“work in progress”) que são desenvolvidas por discentes desta área de conhecimento.

ZETETIKÉ

A Revista Zetetiké tem o objetivo de contribuir para a formação do pesquisador da área de Educação Matemática por meio da divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores matemáticos, vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.

Boletim Gepem

O Boletim Gepem é a publicação mais antiga na Educação Matemática brasileira. Seu primeiro número foi publicado em 1976. Trata-se de um periódico semestral do Gepem, grupo interinstitucional com sede no Instituto de Educação (DTPE) da UFRRJ. Qualis B1 nas áreas de Educação e de Ensino da Capes.

LABEM – LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

O Laboratório de Educação Matemática – LABEM – é um espaço que articula professores de Matemática de diferentes níveis e modalidades de ensino, licenciandos de Matemática, estudantes de Pedagogia, profissionais da área de Educação, Matemática, Educação Estatística e Educação Matemática. O LABEM realiza parte de suas atividades na Faculdade de Educaçao da UFF, em Niteroi e, a partir de 2012,  conta com a participação de professores do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação – INFES-UFF – localiado em Santo Antônio de Pádua.
A proposta principal do LABEM é a de se constituir como um centro de referência para projetos e pesquisas na área da Educação Matemática na UFF, propiciando um espaço de reflexão, ação e intercâmbio com professores, grupos de pesquisa, movimentos culturais e educacionais.
Dentre as atividades do LABEM estão a realização e a divulgação de ações e produções da área de Educação Matemática, promovendo a participação de membros de toda comunidade escolar.
O LABEM, além de subsidiar as disciplinas pedagógicas e integradoras dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da UFF, oferece a comunidade escolar atividades de Extensão coordenadas por seus professores e colaboradores.

MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Revista do Centro de Referência de Modelagem Matemática no Ensino – CREMM, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (CREMM/PPGECIM/FURB). A Modelagem na Educação Matemática, online, destina-se a professores de matemática, em especial da Educação Básica. Há três seções: uma para apresentação de pesquisa; outra, para relato de experiência; e uma terceira, para apresentar um modelo matemático com devidas sugestões para professores. Os idiomas são em português, inglês e espanhol.

Para ter acesso a essa revista basta se cadastrar.  Entre no site http://proxy.furb.br/ojs/, vá até Modelagem na Educação Matemática, clique em CADASTRAR e  preencha as informações em Perfil.

EM TEIA | REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA

A Revista científica eletrônica EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana é um periódico quadrimestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A Revista tem por objetivo divulgar pesquisas científicas concluídas na área de Educação Matemática e Tecnológica e áreas conexas. Constitui-se em um espaço de socialização de estudos, favorecendo a interlocução entre pesquisadores em relação às problemáticas no campo da Educação Matemática e Tecnológica tendo como eixo o debate contemporâneo dessas áreas.

REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

http://www.fecilcam.br/rpem/

A Revista Paranaense de Educação Matemática é uma publicação semestral vinculada ao Curso de Matemática da Universidade Estadual do Paraná/Câmpus de Campo Mourão, do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática de Campo Mourão – GPEMCAM – e do Grupo de Educação Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação – GEMTIC.

A revista tem como propósito divulgar pesquisas em Educação Matemática, bem como contribuir com a formação inicial de acadêmicos de Matemática e a formação continuada de professores que ensinam Matemática, além de outras áreas afins, buscando fortalecer esse campo de pesquisa no Estado do Paraná e no Brasil. Convidamos a todos aqueles que comungam de nosso objetivo principal a enviar-nos seus trabalhos, para que possamos construir, juntos, mais um meio de reflexão acerca da qualidade do ensino de Matemática em nosso país.

Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC

De periodicidade semestral, a REMATEC está aberta à colaboração de professores e pesquisadores que atuam na área de ensino e pesquisa em Educação Matemática e que desejem divulgar os resultados de suas investigações. As chamadas para publicação de artigos obedecem a dois critérios: o primeiro é a chamada de artigos para números temáticos, abertos ao público em geral – pesquisadores, pós-graduandos e professores de matemática; o segundo critério é a chamada de artigos para números temáticos com autores convidados

A Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC foi criada em 2006. A ideia de editar um periódico para socializar os estudos desenvolvidos pela linha de pesquisa Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), motivou o professor Dr. Iran Abreu Mendes (Editor da Rematec), juntamente com um pequeno grupo de alunos de mestrado e de doutorado, a dar vida à revista.

ENDEREÇO: http://www.rematec.net.br

Uma resposta to “Revistas Eletrônicas – Educação Matemática”

  1. Ninguém poderá contestar que o professor de matemática deve ter conhecimento de sua disciplina. Mas a transmissão desse conhecimento por meio do ensino, no presente, depende de sua compreensão de como esse conhecimento se originou e quais as principais motivações para o seu desenvolvimento, o que se aprende do passado, e quais as razões de sua presença nos currículos escolares, o que se justifica pela visão de futuro.. Esse encadeamento é um dos principais objetivos da História e Filosofia da Matemática.

    FONTE: http://professorubiratandambrosio.blogspot.com/

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