OBRIGAÇÕES SERVIS NA IDADE MÉDIA

Durante a Idade Média, predominou na Europa ocidental o feudalismo. As pessoas viviam principalmente no campo, desenvolviam a agricultura e dependiam uma das outras. Senhores nobres e religiosos controlavam a terra, a fonte de riqueza na época, enquanto os camponeses semilivres (servos) e livres produziam para o sustento de todos.

O sistema feudal baseava-se nas obrigações devidas pelos camponeses (em sua maioria servos) aos senhores, entre as quais se destacavam a corvéia (trabalho gratuito na reserva senhorial), a talha (entrega de parte da produção obtida no manso servil), as banalidades (pagamentos em produtos pelo uso das instalações do senhor) e o censo (taxa fixa pelo uso da terra). Além disso, havia o dízimo ( um décimo da produção) pago à Igreja.

De acordo com um observador do século XII, o camponês “nunca bebe o produto de suas vinhas, nem prova uma migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto e um pouco de sua manteiga e queijo”(…).

Com auxílio da Matemática, procure perceber como era difícil a sobrevivência dos camponeses, apesar do trabalho árduo, e as vantagens de ser um senhor feudal na Idade Média.

1)  Uma  família de camponeses, além dos três dias de trabalho por semana devidos ao senhor, conseguiu produzir 120 sacos de trigo e 90 sacos de cevada no manso servil. Entregaram para a Igreja o dízim,  1/10 da produção, e para o senhor feudal, ficaram 40%, era a talha. Depois vieram as banalidades.  Ao usar o celeiro para guardar os cereais, deixaram 5 sacos de trigo e 4 sacos de cevada. Quando foram ao moinho fazer farinha de trigo, deixaram o equivalente a 8 sacos de trigo. No forno era preciso pagar também, e lá se foram mais 7 sacos de trigo para assar o pão. Como secaram a cevada na fornalha para preparar a cerveja, pagaram com 5 sacos de cevada. Quantos sacos de trigo e de cevada sobraram para a família de camponeses?

 

 2)  Uma outra família produziu 150 sacos de trigo e 100 sacos de cevada no manso servil. Para o senhor feudal, ficou 1/2. Ao usar o celeiro para guardar  os cereais, deixaram 8 sacos de trigo e 4 de cevada. Quando foram ao moinho fazer farinha de trigo, deixaram o equivalente a 11 sacos de trigo. NO forno era preciso pagar também, e lá se foram mais 6 sacos de trigo para assar o pão. Como secaram a cevada na fornalha para preparar a cerveja, pagaram 8 sacos de cevada.
Quantos sacos de trigo e de cevada sobraram para esses camponeses?

 

 3) Um casal de servos produziu 130 sacos de centeio e 80 sacos de aveia no manso servil. Para o senhor feudal, ficaram 40%. Entregaram à Igreja o dízimo. Para guardar o centeio e a aveia no celeiro deixaram 11 sacos do primeiro e 7 do segundo. Para assar o pão no forno, pagaram com o equivalente a 3 sacos de centeio.
Quantos sacos de centeio e de avei ficaram para esse casal?

 

Retirado de http://matemathistoria.blog.terra.com.br/.

5 Respostas to “OBRIGAÇÕES SERVIS NA IDADE MÉDIA”

  1. ah valeu pela ajuda , tava fazendo um trabalho de historia e me deu uma grande ajuda !! bjus ;*

  2. estava fazendo um trabalho e história e consegui fazer td
    bijusssss!!!

  3. valeu pelo texto me ajudou

  4. Mt obg to fazendo trabalho de historia e me ajudou mt!

  5. valeu ! estava fazendo um trabalho de história e o texto foi de gde ajuda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: