SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA

LAJOTAS

Conteúdos explorados: Divisores e Múltiplos dos Números Naturais (mdc e mmc)

Objetivos: Utilizar os conceitos de mmc e mdc de números inteiros.

Material: Ficha da lajota. Ficha da atividade quadriculando.

Atividade 1: A lajota

Informar aos alunos que na ficha estão representados quatro pisos de tamanhos diferentes e uma lajota de determinado tamanho diferente para decorá-los. Um pedreiro pretende assentar as lajotas nos pisos, frecobrindo-os, totalmente, sem partir nenhuma lajota.

– Em quais casos é possível? Por quê?

– Terminada a tarefa, incentivar os alunos para que comparem suas soluções com as dos colegas, para chegarem à conclusão de que só é possível ladrilhar dessa maneira os pisos cujos lados têm medidas múltiplas de 4;

– Caso os alunos não percebam essa relação, pedir que comparem, em cada caso, a quantidade de quadrinhos que formam os lados da lajota e os lados dos pisos.

 

 

Atividade 2: Quadriculando

Explicar aos alunos que os quatro retângulos representam um mesmo piso e que o lado de cada quadradinho representa 1m. Pedir aos alunos que inventem quatro tipos de lajotas quadradas para ladrilhar os pisos, sem partir nenhuma lajota. Cada retângulo deve conter um único tipo de lajota.

A discussão sobre a atividade poderá ser feita com questões do tipo:

– Quais as medidas dos lados do retângulo?

– É possível recobrir totalmente qualquer um desses retângulos com lajotas quadradas de 5m de lado, sem parti-las?

– Qual a maior placa quadrada encontrada pela classe? É a maior possível, ou existem maiores?

– Quanto mede o lado de cada lajota?

– Descubra alguma relação entre os lados de cada lajota e os lados do retângulo.

– É possível recobrir a maior lajota com as menores, sem partir nenhuma delas? Por quê?

 

 

 

 

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