BOAS VINDAS

Caros colegas,boas vindas

É com muito alegria que desejamos-lhes boas vindas em nosso blog! O primeiro objetivo de criação desse blog foi o de utilizar esse espaço para interação, troca de ideias e experiências, divulgação de trabalhos e disponibilização de materiais, com foco no trabalho dos professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga e da assessoria pedagógica, no período de 2010 a 2012. Encerrado esse tempo, e tendo em vista o grande número de acessos nesse blog, a importância de materiais nele disponíveis, bem como o nosso desejo de continuar compartilhando nossas experiências, retomamos nossas atividades em maio de 2013, como docente do Ensino Básico e Superior.

Sejam bem vindos e participem!!!

Profa. Ms. Verônica Lopes

Contato: cenfop.matematica@gmail.com

Curriculo lattes:  http://lattes.cnpq.br/3681364524156637

REFLEXÃO

Matemática Significativa: Por que esse é o nome do nosso blog?

        Vivemos em um contexto em que nossos alunos possuem um preconceito e uma concepção errônea em relação à matemática, considerando-a uma disciplina difícil, tediosa e sem utilidade. Eles assumem uma postura de medo, convencendo-se que são incapazes de aprender e, consequentemente, obtêm um rendimento insatisfatório. Sabemos que as dificuldades no processo de ensino aprendizagem são muitas, algumas até muito distantes de nós para serem resolvidas. Mas existem algumas questões que estão ao nosso alcance, que com trabalho e força de transformação podemos reverter esse quadro.

       A matemática que nós aprendemos na escola e que, por isso, muitas vezes compartilhamos com nossos alunos, se caracteriza por um excesso de abstração, por uma escassez de contextualização e por um objeto de estudo vazio. O conhecimento matemático acaba por se restringir em códigos e regras que sozinhos se fragmentam. Essa restrição  não permite que o aluno estabeleça significado ao que estuda e nem explore seu caráter integrador. O que deveria ser maravilhoso torna-se muito complexo e desmotivador.

     A motivação é extremamente importante no processo de ensino aprendizagem. A sua presença é relevante para o sucesso na aprendizagem escolar, porque quando se está motivado tem-se prazer em fazer algo e o prazer é o estímulo na aquisição do conhecimento e na própria vida. Motivar ajuda o aluno a desenvolver a sua capacidade de raciocínio e facilita a aprendizagem. Para isso, é necessário uma apresentação da matemática que exerça atração sobre o estudante, sendo de suma importância uma metodologia e didática que compõem o par indissociável conteúdo e prática que, quando bem interligados trazem prazer e motivação para aprender.

      É fundamentando-se nessas idéias que convidamos a todos, a começar em mim, a realizarmos juntos um redimensionamento do ensino da  matemática. Que possamos unir as nossas forças, conhecimentos e idéias, a fim de buscar e construir instrumentos que rompam o paradigma tradicional da matemática que apenas memoriza regras, mas que apresentemos uma ciência do saber pensar e fazer matemático, que trará ao aluno uma nova concepção daquilo que faz, aprendendo os conteúdos da sala de aula não mais com aversão e como algo desconecto da vida, mas sim com prazer, motivação e realidade.

     Dessa maneira, apresentaremos uma Matemática que tem significado e razão de existir, que propicia a formação de uma visão ampla e científica da realidade, desenvolva a criatividade, reconheça o contexto sociocultural dos alunos, construa cidadãos pensantes, criativos, críticos, participativos e preparados para o mundo real.

    “O desejo é que a utopia da matemática em ser considerada uma ciência à parte, desligada da realidade, vivendo na escuridão de um gabinete fechado e empoeirado, onde não entram a luz do sol e da lua, nem o canto dos passarinhos, nem o grito dos homens, seja destruída e esquecida. Que os seus fundamentos sejam equiparados ao de qualquer outra ciência, aprofundando-se sem limites na vida real.”

Fazemos parte da comunidade da União dos Blogs de Matemática, localizada no seguinte endereço virtual: http://ubmatematica.blogspot.com.  Nela você encontra os melhores blogs de Matemática e se mantém sempre atualizado sobre as questões da nossa área. Assim como também nossos posts são vistos por todos os blogs filiados.

Entre e fique antenado você também!

9 Respostas to “BOAS VINDAS”

  1. cenfopciencias Says:

    Adorei o blog!!! Tenho certeza que será muito útil e interessante para todos profissionais da área.
    Um abraço,
    Priscila

  2. Rejane mota Says:

    Achei super interessante a ideia do blog, ficou super criativo, bem ilustrado cheio de ideias bacanas . além de recheado de informações que certamente trará muitos beneficios ao professor , lugar de trocar experiencias e aprender mais . Parabéns

  3. Camila Cardoso Ferreira Says:

    Gostei muito da idéia do blog,cheio de idéias super interresantes e muito criativo.
    Parabéns
    Camila estudante da faculdade signorelli do curso de pedagogia

  4. anacristinamoncada Says:

    Esse blog é super interessante,pois o mesmo é n repleto de ideias que servirão de apoio e experiências para vários professores.Parabéns.

  5. Marilene de Faria Pereira Says:

    Adorei o blog, espero que um dia consigamos colocar em prática pelo menos 70% das propostas disponíveis.

    Pois de nada nos adianta um discurso competente se a nossa prática pedagógoca for impermiável a mudanças.
    Paulo Freire

  6. patricia de lima theodoro Says:

    CONCORDO COM TUDO QUE FOI PUBLICADO, ESTA NA HORA DE ROMPERMOS O LIMITE E SAIRMOS DE QUATRO PAREDES , TRAZER PARA O ALUNO A REALIDADE PARA QUE ELE APRENDA DE MANEIRA PRAZEROZA E PARA QUE ELE VIVENCIE NA SUA VIDA DIARIA TUDO QUE ELE APRENDEU NA ESCOLA.

  7. cenfopinclusaodigital Says:

    Olá Meninas! Este blog está demais.Parabéns.

  8. Prof. João Batista Says:

    NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
    http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93–abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    Quem quiser material, fazer capacitação, etc, é gratuito, peça: jbn@ufpa.br

  9. Curso Aprendizagem Significativa através de Jogos

    Prezado(a) Diretor, Coordenadores Pedagógicos e Professores,

    A GAIA Consultoria, Desenvolvimento e Coaching oferecerá o Curso: Aprendizagem Significativa através de Jogos

    A maneira mais adequada de aprender é através de uma experiência significativa e mediada, que provoca a pessoa a querer mais.
    A ênfase está no jogo como instrumento mediador e na ação intencional do educador ao mediar a relação da criança e do jovem com a situação de jogo.
    O jogo é um recurso didático privilegiado, pois possibilita viver experiências que representam os desafios da realidade, além de ser divertido, acolhedor e empolgante,
    e assim criar um maior envolvimento na relação de ensino-aprendizagem.
    Nosso objetivo é desenvolver, nas futuras gerações, múltiplas habilidades, com foco na transposição para outras esferas do cotidiano, que irão ajudar os estudantes a maximizar seu potencial,
    tornando-se mais reflexivos, bem sucedidos, contribuindo na formação de pessoas mais felizes, que agem com mais respeito em relação a seus iguais, superando desafios e indo além.

    Venham participar! Façam a sua inscrição!

    http://www.gaiacdc.com.br/page_17.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: