HISTÓRIA: A ORIGEM DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

A matemática é uma ciência que estrutura o pensamento e o raciocínio humano, porém ela tem um papel que vai além do interior, pois é uma ferramenta de vasta utilidade e aplicabilidade nas mais diversas atividades humanas em todo o tempo. Os conhecimentos em História da Matemática permitem compreender como chegamos aos conhecimentos atuais e o porquê de se aprender um conteúdo. Estudar desde as necessidades que levaram o homem de uma época a pensar sobre um assunto com o objetivo de atender os seus anseios, até as aplicações práticas nos dias atuais leva o aluno a se motivar mais, a ter mais prazer, pois o que se estuda não surgiu do nada, mas é fruto de um processo que supriu a necessidade do homem antigo e o beneficia até hoje através da tecnologia. Os apologistas da história e muitos matemáticos afirmam que o conhecimento histórico desperta o interesse do aluno e tem o poder de modificar a sua atitude em relação à disciplina, pois a apresenta sob um ângulo de visão que tem importância para a sua vida.

Verônica Lopes

COMO SURGIRAM AS RAÍZES?

As raízes matemáticas já eram usadas no Egito Antigo e na Babilônia. Começaram a ser estudadas com a necessidade de inverter a operação de potenciação, em problemas de área e volume.  Por exemplo, um quadrado com 5 m de lado, qual é a sua área? Nesse caso, para achar a área, usamos a potência (5m)² = 25 m². E, se nos for dada a área, 25 m², e quisermos saber quanto mede o lado, usamos a raiz quadrada de 25 que é igual a 5.

A palavra radix, que em latim significa raiz (lado do quadrado), foi abreviada para Rad e, depois, passou-se a usar apenas R, acompanhado de q para raiz quadrada e de c para raiz cúbica.  Então, dizia-se que o lado do quadrado 25 é igual a 5. Desse modo, Rc 27 significava                            , que é 3. Por fim, o R acabou virando 

 

Esse símbolo de raiz apareceu pela primeira vez em 1525 no livro de álgebra Die Coss (As coisas), de autoria de Christoff Rudolff (1499-1545), porém sem os índices que indicavam se era raiz quadrada, cúbica, etc.

RAMOS, L. F. Uma raiz diferente. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.

 Assista ao vídeo  que complementa essa história….. Muito bom!

 

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Uma resposta to “HISTÓRIA: A ORIGEM DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO”

  1. ah !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! legallllll essa pagina

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